Mindelo já respira Carnaval | Dai Varela

27 de janeiro de 2012

Mindelo já respira Carnaval

Os grupos carnavalescos em São Vicente já estão com os preparativos a todo o gás para o grande dia da terça-feira, 21 de Fevereiro. Nos estaleiros fazem-se as montagens das peças dos carros alegóricos e, ainda, timidamente, ensaiam-se os primeiros passos de dança nos ensaios. Constantino Cardoso, que escreve as músicas para a maioria dos grupos, e Vlú são os compositores mais requisitados para a festa do Carnaval 2012. 

Os "Mandingas" anunciam o Carnaval no Mindelo
Neste ano São Vicente terá quatro grupos oficiais, “Estrelas do Mar”, “Cruzeiros do Norte”, “Monte Sossego” e “Flores de Mindelo”. Com o tema “Fundo do Mar”, os “Estrelas do Mar” já estão a montar os dois andores que o carnavalesco Bitú concebeu e trabalha. Os “Cruzeiros do Norte” sairão com três carros alegóricos alusivos ao “Interior do Corpo Humano” e já têm confirmado uma ala do curso de Enfermagem da Universidade do Mindelo. O grupo Flores do Mindelo traz o tema “Cultura” e seus carros são montados com motivos e monumentos simbólicos de todas as ilhas. 

A Câmara Municipal de São Vicente deverá disponibilizar um montante de mil contos para cada grupo que ainda não foi desbloqueado. Mesmo assim os trabalhos já vão a meio porque os grupos estão a usar fundo próprio e empréstimos que contraíram para poderem festejar o Carnaval. 




Veja o video dos "Mandingas de Espia"

Outro grupo que prepara-se para sair é a Escola Samba Tropical que este ano coloca no “sambódramo” da Morada o tema “Astrologia” com cinco pequenos carros alegóricos. Tradicionalmente esta escola sai na segunda-feira a noite pelo que não entra em competição com os outros grupos. No ano passado apresentou “Sete Maravilhas do Mundo” e conseguiu atrair centenas de emigrantes para a ilha e mais de mil foliões na rua a desfilar. 



Veja o desfile do "Cruzeiros do Norte nas ruas de Mindelo

A edição do Carnaval 2011 foi ganha pelo grupo Cruzeiros do Norte arrebatando os prémios de melhor rainha, rei, mestre-sala e carro alegórico ao desfilar o tema “História do Carnaval”. O “Flores do Mindelo” que tinha vencido as três últimas edições ficou em segundo lugar e o “Sonhos Sem Limites” na terceira posição.



  1. parabens pe bo traboi mn e que te continua assim.. bo blog é mut cool man.. ja bo faze sinti sodad d nha terra e de quel carnaval sebim que jam que te passal la 7 one man... parabens e abraços de um gas d soncent moda bo man, pk moda nos de soncent catem

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search