ACATI promove terceira idade | Dai Varela

30 de janeiro de 2012

ACATI promove terceira idade

A Associação Cabo-verdiana para Apoiar a Terceira Idade (ACATI) é uma das organizações comunitárias que trabalha em prol dos mais velhos. O seu presidente, Jorge Maia Lopes, considera que “ainda há muito por melhorar” no tratamento aos idosos. 


Terceira idade acarinhada e com
bem-estar é o objectivo da ACATI
Os dados oficiais apontam que, em 2010, existiam em Cabo Verde 32 mil e 878 pessoas com mais de 65 anos e a tendência é de crescimento. Mas, infelizmente, estamos a perder um dos nossos grandes valores que é a estima e o cuidado que sempre tivemos com os nossos idosos. 

Esta é uma constatação de Jorge Maia Lopes, presidente da ACATI, sediada no Mindelo, e que trabalha para promover um melhor bem-estar aos mais velhos. “Estamos com uma certa crise a nível da família e nestes casos os mais débeis são aqueles que mais sentem os seus efeitos na nossa sociedade”, considera. 

Por causa disso, Maia Lopes e outros cidadãos motivaram-se para criar a ACATI, no sentido de promover a terceira idade e despertar para a necessidade dos mais velhos. A “coisa” começou, recentemente, em São Vicente, com visitas ao domicílio e organização de grupos de apoio. Neste momento, o presidente da associação mostra-se feliz pelo ganho que é a aprovação da Carta da Política Nacional para a Terceira Idade e o despertar de novos grupos ligados aos idosos, bem como do Governo para esta problemática. 

Actualmente, o Estado paga uma pensão social no valor de cinco mil escudos aos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos e com um rendimento anual inferior ao limiar da pobreza definido pelo Instituto Nacional de Estatística. Este é um cenário que “pode melhorar”, como afirma o presidente da ACATI. “Não só com a pensão social que recebem mas com atenção de uma sociedade mais sensível em relação às actividades relacionadas com os idosos.” 

Só em 2010 mais de vinte mil cabo-verdianos beneficiaram desta medida que custou 1,3 milhões de contos aos cofres públicos. 


Tendências

Jorge Maia Lopes - presidente da ACATI
Esta nova fase de crescimento de Cabo Verde está a ser acompanhada também pela tendência de, à dada altura da sua vida, colocar os mais velhos em lares de idosos onde são visitados de quando em vez, algo que o nosso interlocutor considera “preocupante”. “Estamos a entrar neste estilo de vida agitado e muito exigente e as pessoas estão com tendências de abandonar os idosos. Entretanto, o melhor lugar para eles é junto da família onde devem ser escutados e acarinhados.” 

Para o presidente da ACATI, são pequenos gestos que “lhes encoraja a ver que a vida vale a pena” e que a terceira idade não é uma doença, mas sim uma fase de vida que pode representar crescimento. “Sabemos que tudo nessa vida, incluindo o Homem, tem o seu fim. Mas quando cuidamos da nossa parte interior e tem-se uma velhice satisfeita podemos descobrir que há uma possibilidade de viver melhor, apesar das condicionantes”, declara aquele líder associativo. 


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search