13 de dezembro de 2011

Quem quer tramar Pedro Pires?

Pedro Pires
As palavras têm força. Quando se lê um título “Ex-Presidente Pedro Pires duvida que haja regimes ditatoriais no continente africano” fica-se com a ideia que Pedro Pires (PP) está a legitimar regimes sanguinários e opressores em África. Mas será isso mesmo que ele disse? 

Creio que quem fez o texto deveria ter o “cuidado” que PP fala para evitar taxar este ou aquele como ditador perigoso. Pode-se ver pelo texto que PP teve um discurso contundente para com as “soluções externas para África que constituem uma má teoria”. Será por ser o prémio Mo Ibrahim e candidato a Personalidade do Ano em África pela Revista Forbes e levantar a voz contra a teoria dos países desenvolvidos de mudar regimes pela força externa é que mereceu-lhe este título na notícia? 

Temos que admitir que não é todo ex-Chefe de Estado que afirma publicamente que “as organizações internacionais também têm as suas orientações e eu não vou nessa. Eu analiso caso a caso.” 

Muito bem dito, Pedro Pires, e se continuares com o mesmo discurso vais conseguir ajudar a criar esta “sabedoria das populações” que, a partir daí, encontrarão as soluções.

5 comentários:

mrvadaz disse...

Dai,

Acho que pela primeira vez estou a concordar com o Pedro Pires. Até porque acho que ele está a sofrer injustiça através da sua declaração...

Anónimo disse...

Existe jornalistas, não profissionais, irresponsáveis que deturpam, e de que maneira, aquilo que se diz sem pensar nas consequências ou simplesmente porque querem um texto forte para chamarem os leitores esquecendo da integridade e da seriedade da informação e da pessoa visada e principalmente a mãe de todo a informação objectividade.

daivarela disse...

Verdade, amigos. Nestas coisas há sempre mais qualquer coisa.
Mas que esse título da notícia é estranho, lá isso é.

Benvindo Chantre Neves disse...

Odair, pedir a certas penas que tenham "cuidado" com certas "interpretações" parece exigir demais.

dai varela disse...

Pois, Benvindo, só que não faz mal tentar, né?

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes