Diva enfrenta os palcos do mundo | Dai Varela

7 de novembro de 2011

Diva enfrenta os palcos do mundo

Diva Barros vive, actualmente, numa roda vida. O seu primeiro CD, “Palco d’Vida”, praticamente a colocou no mapa internacional. Durante sua recente passagem por São Vicente e entre dois concertos, Diva fala sobre essa nova experiência.

Diva leva 'Palco d'Vida' pelos palcos do mundo
Com uma agenda cheia na promoção de “Palco d’Vida”, Diva afirma que ainda não descansou mas também, “sinceramente”, não está interessada em parar. “Fiz o lançamento em Lisboa e em diversas cidades dos Estados Unidos da América, no Brasil e em Angola. Já tinha feito o lançamento no Mindelo e agora tenho agendado várias cidades da Europa”, afirma.

Um dos locais que ainda não se apresentou é na cidade da Praia, mas Diva quer muito cantar na capital antes do final do ano, apesar de ainda não ter data certa.



PELA ALDEIA GLOBAL

Devido aos vários espectáculos, Diva dedica-se agora o tempo inteiro à música e quase que não pára em Cabo Verde. “A partir do momento em que decidi fazer este CD nunca mais tive tempo para trabalhar no meu escritório. Ando fora permanentemente em ensaios e shows porque para que meu ‘Palco d’Vida’ ande nos palcos do mundo eu tenho que sair muito”, conta com alguma alegria, ela que também foi co-produtora musical e produtora executiva do álbum.

“Financiei meu CD por opção própria, com alguns patrocínios, e estive todos os dias no estúdio para que não houvesse um desvirtuar daquilo que eu queria”. Todo o processo de produção durou quase nove meses e esta é uma das razões que Diva considera que “pariu um filho” com este álbum de estreia. “Palco d’Vida” é um álbum que talvez não consiga ser “amor a primeira vista”, nas palavras de Diva, mas que se escuta e percebe-se que há um trabalho bem feito, tanto mais que contou na produção musical com o premiado instrumentista, Hernany Almeida.

“Há muito tempo que o tinha escolhido e só estava a espera que ele tivesse tempo de estar em Cabo Verde para iniciarmos os trabalhos”, conta Diva que aprecia a sua capacidade musical, versatilidade e irreverência. “Considero Hernany a pessoa que consegue ir buscar meu estilo. Apesar de ser uma crioula cabo-verdiana e cantar Cabo Verde, eu tenho meu estilo próprio que não é aquela muito tradicional”.


NÃO HÁ DINHEIRO...

Depois de alguma pesquisa por vários estúdios em outras paragens, Diva decidiu fazer a captação do som no Mindelo muito por causa da estabilidade que o estar na terra proporciona ao artista. “É outra firmeza, diferente de lá fora onde não tenho meus amigos e família”, garante a cantora para quem colocando na balança o preço e o conforto, “não há dinheiro que pague” o estar ao pé de casa e São Vicente já tem essa áurea de música. Até o “feeling” é diferente, brinca.
São Vicente tem outro feeling

Um álbum que tem um repertório, tal como seus shows, feito não só na base daquilo que gosta. “Tanto é que há músicas que gosto mas sei que minha voz não é a mais apropriada”, explica dizendo que procurou ter uma maioria de músicas inéditas e algumas composições já gravadas que sentiu que combinavam consigo e com toda a estrutura do CD.

“Quando se escolhe o repertório do primeiro trabalho fica difícil seleccionar porque a partida gosta-se de todas as músicas”, afirma Diva que não nega a preferência para “Nha Bijou” por ser da sua autoria. “É a primeira letra que escrevi na minha vida há uns anos atrás e que trouxe para este meu lançamento. Há um gostinho especial por ser eu a autora, mas todas me tocam.”


MULHER SEMPRE APAIXONADA

A cantora caracteriza-se por estar “sempre apaixonada” e isto se reflecte na sua música e na sua paixão por Cabo Verde e Mindelo. “Palco d’Vida nasceu do fruto da minha andança pelos palcos do mundo. Na verdade, este é o resultado dos palcos, prémios e aplausos das pessoas que me encorajaram.”

Vencedora por duas vezes do prémio Cesária Évora na “Gala Nôs Música” em São Vicente para melhor voz feminina (2005 e 2007) com a votação do público e do júri, Diva passou muitos anos a cantar em várias paragens antes de lançar este CD. “Estes prémios ganhei-os num palco muito especial porque foram no Mindelo e era a primeira vez que se fazia um evento de valorização de vozes na ilha. Claro que prémios como estes contribuem para engrandecer e acrescentar mais responsabilidades à nossa carreira”, afirma.

Um álbum feito com “altas expectativas e confiança” e que tem feito valer a pena os “momentos de fama” que acontecem em cima do palco nos “instantes gostosos” que é conseguir passar a mensagem ao público através da música, como conta Diva que procura expressar-se com entusiasmo e amor nas suas interpretações.

Neste momento a cantora prepara-se para levar “Palco d’Vida” para Angola e depois Europa, numa agenda cheia de compromissos.



Biografia dm Criole by Diva Ouvir 'Biografia de um crioulo' na voz de Diva
Esse Pas by Diva Ouvir 'Ess país' na voz de Diva

Visite a página oficial da Diva: http://www.divagomes.com


  1. Tive o previlégio de a assistir no Baia das Gatas. Gosto muito da voz dessa crioula. Ela canta com aula, com gosto, da para apreciar de olhos fechados navegando nos ritmos do som e na voz forte e quente. Espero que ela venha presetear-nos aqui por Santiago o mais breve possível. mal posso esperar.

    ResponderEliminar
  2. pelo amor de Deus, Diva ka sabe cantà, desafinada atè q dòi, tem uma vòz q se ela tivesse calma de trabaià antes de convence ela mesmo q ja era estrela, atè q podia ser interessante.se disco è mut fròk, enton qel musica "mi è dod na bo" letra pobre, e um dueto mal conseguido ma vlu q qel vozinha de meskrinha d cu pelòd. maaama mia tanta medicridade

    ResponderEliminar
  3. ma Diva , Palcos do mundo!!!?????? parà di bibe pq bo ti ta oià blu.poxa bo ba t praia e santanton, edvera bo toca na associacao de emigrantes na boston,mas mundo jà è dmas.
    ma va fanculo

    ResponderEliminar
  4. anònimo, bo na baia huuuummm ja divia estòd madrugada e ja bo divia estòd bem tmòd, pq so assim bo podia gostà, efeito d bibida tava ta distroce td o q bo tava ta uvi.
    ma vaffancuuuuuuuuulooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  5. Diva, beijos de um brasileiro. Continue cantando

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search