Achômetro Nº 5: Somos melhores de bola que os portugueses | Dai Varela

13 de julho de 2011

Achômetro Nº 5: Somos melhores de bola que os portugueses

Falar e explicar: somos melhores de bola que os portugueses… proporcionalmente.

Estava falando com meu amigo Djay que é um ferrenho defensor das qualidades futebolísticas dos tugas mas que leva pouca fé nas qualidades dos crioulos e quase que o convenci da qualidade superior (em proporção) do nosso futebol. Eis os meus argumentos:


Gostou do blog? Então click aqui e siga as novidades de daivarela no Facebook
 

Portugal
Cerca de 10 milhões de habitantes;
Estádio com capacidade para 125.000 pessoas [Estádio da Luz]
Melhor jogador (actual): Cristiano Ronaldo [Real Madrid]


Cabo Verde
Cerca de 516 mil habitantes
Estádio com capacidade máxima: 8.000 pessoas [Estádio da Várzea]
Melhor jogador (actual, formado em Cabo Verde): Rolando [FC Porto]

Como ele não queria convencer-se de que somos melhores de bola tive que jogar a minha cartada final: Cabo Verde venceu a Taça Amílcar Cabral (2000) disputada no nosso país e esta é uma competição de selecções reconhecida pela FIFA. Enquanto isso Portugal nunca venceu uma competição com a sua selecção AA.

Agora diga-me, somos melhores de bola (proporcionalmente) ou não?


  1. Sem mais delongas, acho que o o teu amigo està equivocado: a) melhor é sempre melhor, não há relatividade nisso! Estamos muito longe de competir com um dos melhores do mundo, sem esquecer do nosso investimento/amadorismo/condições; b) O Rolando apesar de ser caboverdeano e formado em Cabo Verde, não é representante da nossa selecção, portanto, não deve ser contabilizado como nacional em termos desportivo.

    Contudo, entendo o que o nosso amigo queria dizer, como um apoiante das cores nacionais e de tuga, não podia deixar de ter um certo orgulho. Mas a justificação não é das melhores!

    ResponderEliminar
  2. Sim MRVADAZ, só que te esqueçes que nós já ganhamos uma competição internacional e a selecção AA de Portugal ainda não.

    Logo, somos mais bons.

    E o Rolando é 'mnine de sãocent' quer jogue pela selecção portuguesa ou não.

    ResponderEliminar
  3. Ta bem, ta bem!

    Sorry, esqueci que a selecção de Cabo Verde participa todos os anos na CAN, Mundial de Futebol e as nossas equipas do campeonato principal são todos federados onde jogam os melhores jogadores das selecções do Mundo e estamos entre as 10 melhores selecção no ranking da FIFA etc.

    Enquanto que a selecção portuguesa està em centésima posição do ranking da FIFA, jogadores das equipas principais não são profissionais, os seus jogadores, muitos deles, jogam no nosso campeonato.

    O Rolando já marcou 10 golos com a nossa camisola, ao fim ao cabo, é 'mnine de sãocent'. Dai, não pus a origem do Rolando em causa, em termos da selecçao, o seu contributo dele é ZERO para a nossa e UM para a lusa. Percebes onde quero chegar?

    Quanto ao "Logo, somos mais bons", jà deves ter ouvido falar na lógica do Descartes, portanto, estamos conversados.

    Para terminar, muito sinceramente, espero que nos próximos 20 anos tenhamos uma selecçao como actual selecçao de Portugal e que o orçamento para o desporto em geral seja igual ou metade do de Portugal. Quem sabem teremos algumas medalhas no Mundial!

    Insisto em dizer que não se comparar as duas selecções por varias razoes mas, quem sou eu?

    Em qualquer jogo no mundo, estarei sempre do lado dos Tubarões Azuis e outras equipas nacionais independentemente do amadorismo ou investimento.

    Abc,

    Sorry!, nha komentariu fica kumprido dimas, apenas nkis fundamenta nha opinion;)

    ResponderEliminar
  4. No que respeita à relatividade, quando perguntaram a Einstein se ele estava cem por cento certo da sua teoria, ele terá respondido que não mas, que, no entanto, continuaria a acreditar nela até que alguem conseguisse provar que está errada...

    ResponderEliminar
  5. Agora sim, MRVADAZ, estás a dar-me munição para defender-me.

    Se Portugal tem todas essas condições (ranking, profissionalismo, etc.) e no nosso último encontro estiveram com sorte que só levaram um empate a zero, imagina nós com todas essas condições...

    ResponderEliminar
  6. É por isso zito azevedo, que acho que, dependendo da prespectiva, estou certo e vou continuar a acreditar que somos mais bons na bola. (hehhehehe)

    ResponderEliminar
  7. Dai,

    Acabaste de dar-me razão! O ditado costuma-se dizer: o facto de não implica que.

    Afinal, até o Porto e outras equipas de 2 divisão da Espanha já derrotaram tanto o super Barcelona como o Real;)

    ResponderEliminar
  8. Já vai longa esta espécie de "chuva no molhado" mas não resisto a uma pequena consideração.
    Segundo esta teoria de relativismo
    proporcional Portugal seria campeão do mundo(relativamente...) pois venceu a Espanha, campeã do mundo (e da Europa...) por 4-0, em 17.11.2010...Mas, não...Nm sequer somos melhores do que os espanhois!

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search