Relações Públicas Sem Croquete (CRÍTICA) | Dai Varela

16 de julho de 2011

Relações Públicas Sem Croquete (CRÍTICA)

Livro: Relações Públicas Sem Croquete – uma visão moderna das RP
Autor: Renato Póvoas


Relações Públicas Sem Croquete – uma visão moderna das RP, do autor Renato Póvoas explora o mundo das RP’s procurando demonstrar o papel capital que esses técnicos desenvolvem em prol de uma entidade, apesar da imagem algo distorcida que se tem desses profissionais no mercado de trabalho. Através de uma linguagem descomplexada e simples, o autor demonstra com exemplos práticos as potencialidades das RP’s e a necessidade da sua valorização no mundo organizacional, desde a administração, passando pelos especialistas, gestores de produtos e, principalmente, pelos profissionais da comunicação.

O livro está didacticamente dividido em capítulos que abordam os temas sempre na perspectiva de que o técnico de RP é quem está melhor preparado para interpretar as mensagens de marketing e colocá-los em prática ao nível da comunicação. Melhor mesmo que o jornalista, publicitário ou maketeer, o RP é quem tem a receita do sucesso pois é através das suas acções criativas que conseguirá trazer mais lucros, gastando menos.

Póvoas acredita que uma das chaves do êxito é a disrupção, ou seja, a mudança para conseguir-se chegar a um consumidor que já está saturado de publicidade. Uma das várias técnicas que ele recomenda no livro é uma abordagem mais selectiva para se alcançar um impacto somente no público-alvo, pois as audiências estão cada vez mais fragmentadas. Esta segmentação das audiências faz com que as RP tenham que procurar a sua afirmação na internet e na blogosfera, desenvolvendo redes de relacionamentos que beneficiarão as empresas e os públicos.

Como homem ligada às Relações Públicas e autor de um conceituado blog (http://relacoespublicassemcroquete.blogspot.com/), é natural que Renato Póvoas defenda no seu livro que o RP deva ter uma postura de maior projecção e maior valia técnica que o publicitário porque acredita que a publicidade necessita mais das relações públicas do que o contrário.

Relações Públicas Sem Croquete – uma visão moderna das RP é um livro de fácil leitura que aborda questões interessantes e úteis para quem quer seguir a carreira de RP, mas também para o enriquecimento do conhecimento geral de profissionais de outras áreas. Recomendo.

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search