Achômetro Nº 8 - Fotocópia não deve ser crime em África | Dai Varela

21 de julho de 2011

Achômetro Nº 8 - Fotocópia não deve ser crime em África

Depois de séculos de opressão, escravatura e pilhagem da Europa sobre a África, hoje assiste-se a um neo-colonialismo liderado pela América, Europa e China sobre o continente negro que o tem mantido na miséria e na ignorância. Esta opressão histórica é uma das principais causas da desigualdade de conhecimentos entre nossos continentes porque a instrução e a capacidade científica esteve desde sempre proibida ao africano o que levou alguns pensadores a difundirem a mentira de que África não deu nenhum contributo para o avanço da Humanidade.


Gostou do blog? Então click aqui pra ver se é verdade.
 


Juntamente com os escravos, diamantes e outras riquezas, o branco também pilhou o conhecimento milenar de vários povos africanos que desde sempre reconheceram e usaram as propriedades medicinais de plantas, ervas, animais e pedras, ou seja, da Natureza. Depois de se apropriarem desses conhecimentos, eles os transformaram para lucrarem nas grandes indústrias farmacêuticas e noutras áreas da ciência.

Não contente com isso, decidiram criar um controlo restrito sobre esse conhecimento e desenvolveram os direitos de propriedade intelectual como forma de controlar a riqueza que ela produz. Toda a investigação empírica e científica e a criatividade cultural do africano foram apropriadas, manipuladas e limitadas por poderes económicos cujo interesse não é a protecção e desenvolvimento de uma comunidade, mas sim o enriquecimento ilimitado. Em muitos casos a propriedade intelectual restritiva é um roubo de conhecimentos africanos antigos que infelizmente vem provocando a miséria e impedindo o progresso do nosso continente.

Por isso que eu não sinto qualquer problema de consciência ao fazer uma fotocópia de um livro ou a cópia “ilegal” de qualquer outra fonte de saber porque acredito na livre circulação do conhecimento para que possa haver inovação das ideias e desenvolvimento da mamã África.


  1. Dai,

    Joseph Ki-Zerbo disse: Não vejo porque razão o homem que inventou a posição erecta, a sociedade, religião e descobriu o fogo deve ficar na pré-historia. Não achas estranho este conceito da pré-historia?

    Vou confessar-te uma coisa que estava estampada no meu antigo blog: sou a favor da "pirataria" na internet. So um filho de uma família rica consegue ter um computador com programas totalmente legal e comprado.

    Neste momento uso programas "crackeados".

    ResponderEliminar
  2. mrvadaz acredito que hoje em dia nem o filho da familia rica se preocupa em comprar programas ou estao preocupados se serao legal ou nao, pelo menos nao os que conheco. Nos fomos maltratados, escravizados, roubados, violados em todos os sentidos, colonizados, e ate hoje vivemos enclausurados psicologicamente pela cultura daqueles que nos humilharam, permanecemos psicologicamente cololizados, por causa de tantos seculos de abusos e escravidao. Eu tambem tenho musicas, videos e livros, montes deles piratiados, assumo, e que eles nao me venham dizer que isto e crime porque tb acredito que na livre circulacao de ideias e tb ao livre acesso das fontes.

    ResponderEliminar
  3. mrvadaz
    Estranho não diria porque infelizmente a nossa História ainda continua a ser escrita pelo colonizador por isso aparecemos sempre numa condição inferior. Precisamos escrever a nossa própria História.

    Eu não tenho um único programa "legal" no meu computador (podem chamar o Bill Gates que tou nem aí)

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo ao clube.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search