8 de junho de 2011

Superioridade racial: Justificativas Discursivas


Este artigo está dividido em partes para ser melhor compreendido. Esta é a parte número QUATRO de cinco partes. Para ver os outros capítulos, seleccione:



O “Novo Espiritualista Africano” é uma filosofia espiritual que procura conhecer as necessidades espirituais e filosóficas da raça negra bem como providenciar o embasamento teológico e mitológico sobre factos históricos e leis universais(7). Com isso apresenta um discurso centrado na negritude e na superioridade da raça negra e na identificação do homem branco como símbolo do mal:

“No Génesis, nos capítulos 6 até o 10, é registada a história de Noé e o dilúvio. De acordo com esta narração, Noé teve três filhos, Ham, Shem e Japeth. Depois do dilúvio, os descendentes de Noé repovoaram a terra. Muitos académicos acreditam que Ham foi o responsável pelo ressurgimento da África, Shem, da Ásia e Japeth da Europa. Japeth teve sete filhos e sete netos. Estes desenvolveram o que na antiguidade era conhecida como “Ilhas Pagãos” – hoje a Europa, Rússia, Sibéria, etc...
Os descendentes de Japeth desenvolveram a que hoje é conhecida como raça caucasiana. As histórias deste povo o revelam como a última expressão do mal. A bíblia fala especificamente de três destes filhos, Magog, Meshech e Tubal, como sendo a personificação de Satanás. Nos tempos bíblicos, quando Deus punia os maldosos, Ele amaldiçoou com a lepra, uma doença que faz a pela mudar de um negro saudável, para um branco morto. Uma vez castigado por esta doença o indivíduo era declarado impuro. Em muitas comunidades africanas, as pessoas que mostravam esta brancura (sintomas) eram postas à morte; pois era acreditado que qualquer um com a pele pálida era o diabo. Através de um minucioso exame da bíblia e da história, nós encontramos que Deus criou o homem a sua própria imagem negra, mas o homem branco se desenvolveu a partir de um aborto da história e de um acidente da natureza. Pois desde a sua concepção, eles têm vivido mais como demónios do que como homens.
Como esse espírito do mal se desenvolveu e se manifestou através da raça caucasiana, é graficamente ilustrado na bíblia, nas histórias de Caim e Abel, em Noé e o dilúvio e no incidente da torre de babel. Nos tempos modernos, a pavorosa doença da lepra é manifestada não só na carne, mas também na mente. No caso dos companheiros negros, a mentalidade branca pode ser curada através do Espírito da Libertação Negra e de uma devotada aderência aos divinos princípios da Lei Negra.”
Rev. Ishakamusa Barashango(8)


_______________________
(7)Barashango, Rev. Ishakamusa, Deus, a Bíblia e o destino do Homem Negro – um tesouro de fatos bíblicos, históricos e científicos, Bannneker City (Washingthon D.C.), Setembro 1970, p. I
(8)Idem p. 37


O texto, de carácter religioso, pretende demonstrar que a raça negra é a raça escolhida e descendente directa do próprio Deus, que também é negro:
“Deus, a própria existência, eterno, divina, inteligência, que criou e mantém através de seu grande poder todas as coisas no universo, é negro.”(9)
Porque será importante para essa doutrina caracterizar Deus quanto a cor? Uma das razões poderá ser que, ao se identificar o negro com o ser superior e criador, ele se sente mais valorizado e mais receptível à doutrina:
“Alguns podem dizer que realmente não importa qual é a cor de Deus ou como Ele se parece, ou que eles nunca pensaram nele como tendo uma cor. Então porquê os profetas da bíblia mencionaram isto e porquê as pessoas antigas o pintaram e esculpiram como um negro africano? .”(10)
O autor, na sua ânsia de persuadir, faz uso tanto de fontes sagradas (a Bíblia), como de fontes seculares (pessoas antigas), numa tentativa de demonstrar que as evidências da superioridade negra encontram-se em toda a parte. Ao apresentar fontes tidas como credíveis para sustentar o discurso, o autor pretende levar-nos a acreditar que o próprio discurso é credível. Essa táctica discursiva é usada em ambos os movimentos filosóficos.
Numa posição completamente oposta encontra-se a filosofia da Igreja Mórmom, que apresenta a cor negra não como um sinal de superioridade, mas como um sinal de maldição imposta pelo próprio Deus. É de se notar que os discursos apesar de agressivos e degradantes para a raça negra, procuram sempre o amparo de que essas restrições foram impostas pela divindade e que por isso devem ser acatados como verdades intocáveis. Partindo do pressuposto de que quanto mais confiável for a fonte, consequentemente, mais confiável será o discurso, essa filosofia usa o próprio Deus como testemunha para justificar a sua posição quanto ao homem negro:
"Você vê alguns grupos da família humana são negros, desajeitados, feios, desagradáveis e baixos em seus costumes, selvagens e aparentemente sem a bênção da inteligência que é normalmente dada à humanidade. O primeiro homem que cometeu o odioso crime de matar um de seus irmãos foi amaldiçoado por mais tempo do que qualquer outro filho de Adão. Caim matou seu irmão. Caim poderia ter sido morto e isto teria findado aquela linhagem de seres humanos. Mas não era para ser assim, e o Senhor pôs uma marca nele, que é o nariz chato e a pele negra.."
Brigham Young(11)

_______________________
(9)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 01
(10)Idem p. 01
(11)Segundo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Journal of Discourses (Jornal de Discursos), volume 7, páginas 290-291





Atenta-se que o texto é produzido numa época em que o negro procurava libertar-se do jugo branco. Essa opressão de que o negro sofria precisava de uma justificação e quando poderia estar esgotado as justificações antropológicas, sociais, económicas ou outras, ainda restava a religiosa, tão ou mais poderosa do que as outras. Isto porque a História ensina que a religião sempre serviu de pretexto para justificar a exploração do homem sobre o homem. E que melhor forma de o justificar do que apresentar o negro como alvo da ira de Deus, por outras palavras, um ser inferior?
Num contexto social em que a relação humana justificaria uma outra forma de estar, baseado no ensinamento de Cristo de que todos os homens são iguais, os crentes poderiam perguntar-se do porquê da segregação do negro, mas tendo sido uma punição de Deus, tornava-se justificável:
Quem colocou os negros originalmente na mais escura África? Foi algum homem, ou foi Deus? E quando Ele os colocou ali, Ele os segregou (...) O Senhor segregou o povo tanto quanto ao sangue, como ao lugar de residência.
Pelo menos no caso dos Lamanitas e dos negros nós temos a palavra definitiva do próprio Senhor, de que ele colocou sobre eles uma pele escura como uma maldição – como uma punição e como um sinal aos outros. Ele proibiu que outras raças se casassem com eles sob a ameaça de extensão da maldição (...)  E Ele certamente segregou os descendentes de Caim quando Ele amaldiçoou o negro para o Sacerdócio, e os separou dos outros de maneira absoluta. Você poderia até dizer que Ele baixou uma cortina de ferro ali. O negro foi amaldiçoado para o Sacerdócio, e portanto, foi amaldiçoado para as bênçãos do Sacerdócio. Certamente Deus fez segregação ali”.
Mark E. Petersen(12)


_______________________
(12)Membro do Quorum dos Doze Apóstolos da Igreja Mórmon, Race Problems – As They Affect the Church (Problemas Raciais – Como Eles Afetam a Igreja), [palestra realizada na Universidade Brigham Young].


A doutrina do “Novo Espiritualista Africano” que procura demonstrar que a cor negra é sinónimo de algo positivo:


“Contrário ao que nos foi ensinado pelo opressor, o preto não é a cor que representa o mal; mas a cor que representa o bem. Pois o mundo foi criado da escuridão [...] Pois é na escuridão e na negritude onde estão a quietude, a paz, a serenidade e a tranquilidade...”(13)

Encontra uma forte oposição na doutrina que professa que o negro é o resultado da desobediência dos anjos perante Deus e como tal representantes do mal:

“Existe uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens, enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que, antes de virmos para cá, vivemos em outro estado, onde fomos mais ou menos obedientes às leis lá recebidas.
Os que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e os que não o foram, receberam menos (...) Na guerra nos céus, não houve nenhum neutro. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Todo homem teve seu arbítrio lá, e aqui os homens são recompensados de acordo com suas acções lá, exactamente como receberam recompensas no mundo vindouro pelos feitos quando na carne. A raça negra, evidentemente, está recebendo o galardão que merece”.
Joseph Fielding Smith(14)

 _______________________
(13)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p.
(14)Décimo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Doutrinas da Salvação,
volume I, páginas 67, 73


Em oposição directa, não parece ser possível encontrar qualquer ponto de convergências entre essas duas doutrinas. Com o “Novo Espiritualista Africano” a alegar que o branco é a raiz do mal:

“Antes de Deus fazer o homem, Ele criou um planeta rico e abundante [...] O povo era sábio, belo e negro. A pergunta é feita aqui: O que aconteceu? [...] Eventualmente um estranho contratempo ocorreu, criando a raça caucasiana (a quem a bíblia se refere como os pagões). Conforme essa criatura animal começou a sair das cavernas da Europa, ele trouxe com ele formas extremamente diabólicas de luta (...)
Nos tempos antigos, no leste, na África e em outras partes da Europa, a cor branca era usada para representar o diabo, a morte e os espíritos malignos. E a cor preta era usada para representar a santidade e a imagem de Deus. Com a chegada do homem branco estas verdades foram completamente adulteradas e distorcidas.
O homem negro, com a sua misericórdia e seu amor por Deus, buscou civilizar esta desprezível criatura e fazer dele um irmão. Mas este animal das cavernas europeias abusou da hospitalidade do homem negro [...] Então esta besta traiu e enganou o povo africano, levando-o a mais horrível forma de escravidão jamais conhecida”(15) 


 E a Igreja Mórmom a alegar no seu discurso que superioridade da raça branca é justificável divinamente e que não caberia aos homens mudarem uma decisão do Senhor. Dessa forma é possível justificar a incongruência da doutrina que ensina que todos os homens são iguais perante Deus e a prática que nega os privilégios do Sacerdócio às pessoas de pele negra:

“Não somente Caim foi condenado a sofrer, mas por causa de sua maldade ele se tomou o pai de uma raça inferior. Uma maldição foi lançada sobre ele, e esta maldição tem continuado através de sua linhagem, e continuara assim enquanto tempo existir. Milhões de almas tem vindo a este mundo amaldiçoadas com uma pele negra, e têm sido negadas o privilégio do Sacerdócio e a plenitude das bênçãos do Evangelho. Estes são os descendentes de Caim. Alem disso, eles foram forçados a sentirem sua inferioridade, e têm sido separados do resto da humanidade desde o começo (...) nós também esperamos que bênçãos possam, eventualmente, ser dadas aos nossos irmãos negros, pois eles são nossos irmãos—filhos de Deus—apesar de suas peles negras, símbolos de eterna escuridão”.
Joseph Fielding Smith(16)


_______________________
(15)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 29
(16)Décimo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, The Way to Perfection,
páginas 101-102




A fazerem uso de um discurso extremamente forte, estas doutrinas tentam demonstrar que o outro é que é sinónimo do mal e que eles são os escolhidos:

“... O diabo que agora é retratado como negro, já foi retratado como branco. Quando o homem negro dominava o planeta, ele pintou as forças do mal como brancas. Quando os brancos vieram ao poder, eles mudaram a cor, mas mais tarde, por volta de 1500, os etíopes ainda pintavam seus deuses e heróis como negros, e seus vilões e demónios como brancos...”(17)

“(...)  após o dilúvio, nós aprendemos que a maldição pronunciada sobre Caim foi continuada através da esposa de Cão, pois ele tinha se casado com uma mulher daquela descendência. E por que a semente de Caim foi preservada durante o dilúvio? Porque era necessário que o diabo tivesse um representante na terra assim como Deus”.
John Taylor(18)


_______________________
(17)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 39
(18)Terceiro Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Journal of Discourses (Jornal de Discursos), volume 22, página 304


39 comentários:

Anónimo disse...

I know this web site provides quality based articles
and additional data, is there any other web page which provides such information in quality?
My weblog new online casino

Anónimo disse...

Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from

somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog

stand out. Please let me know where you got
your theme. Many thanks

Feel free to surf to my web page :: onlinehome.us
My weblog ... Frozen Sand - LLC :: Viewing profile

Anónimo disse...

Hi! Someone in my Myspace group shared this website with us so I

came to check it out. I'm definitely enjoying the information. I'm

book-marking and will be tweeting this to my followers!
Superb blog and outstanding

design.

My web-site; blogspot.com
my website - 4 star hotels in benidorm levante

Anónimo disse...

I discovered your blog site on google and verify just a few of
your early posts. Proceed to keep up the excellent operate.
I simply further up your RSS feed to my MSN News Reader.


In search of ahead to studying extra from you later on!



My webpage; cawang.pixnet.net
my website - Costa Blanca weather March

Anónimo disse...

We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

Your web site offered us with helpful info to paintings

on. You have performed an impressive process and our whole

neighborhood might be grateful to

you.

My weblog: dhost.info
Take a look at my weblog spain communities capitals

Anónimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but
your sites really nice, keep it up! I'll go ahead

and bookmark your site to come back in the future. Cheers

my webpage ... 10 day weather valencia
Here is my webpage - 4 20 origins drug theory

Anónimo disse...

I needed to create you this very little word so as to thank you the moment again regarding the marvelous methods

you have featured in this

article. It was

certainly remarkably generous with you giving freely exactly what a few people
would've

sold for an electronic book to help with making some profit for themselves, and in particular considering that you might well have

tried it if you desired.

Those techniques

in addition worked to be a great way to recognize that some people have a similar fervor much like my own to see

significantly more regarding this problem.

I think there are millions of more pleasant opportunities up front for individuals that look over your website.

Feel free to visit my homepage ... http://www.Grupo-aes.com.br
Also visit my site ; pamplona spain parking

Anónimo disse...

Thank you a bunch for sharing this with all people you really

understand what you're speaking approximately! Bookmarked. Kindly

additionally visit my website =). We

could have a hyperlink alternate

arrangement between us!

Also visit my homepage - weather forecast spain malaga february
Here is my weblog spain kids holidays

Anónimo disse...

Wonderful work! This is the type of information
that should be shared around the internet. Shame on Google for not positioning this post higher!
Come on over and visit my site . Thanks =)

Check out my web page; http://Www.debrariffe.com
Here is my website ; google maps spain tarragona

Anónimo disse...

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to mention

that I've truly loved surfing around your weblog posts. After

all I’ll be subscribing on your feed and I hope

you write again very soon!

Check out my site :: 2012 doomsday film trailer
Also visit my website ; 2011 nfl draft team needs espn

Anónimo disse...

I am always looking online for posts that can
help me. Thx!

my website; 3 reasons to visit spain
Also visit my web site : 4 channel dvr pci card video security camera cctv p36

Anónimo disse...

I wish to express my thanks to

this writer for bailing me out of this

predicament. As a result of looking through the online world and
obtaining

concepts that were not

pleasant, I thought my entire life was

over. Living without the presence of

approaches to the problems you have solved by means of your

good guideline is a crucial case, as well as the kind which could have adversely

damaged my entire career if I hadn't encountered your web page. Your primary competence and kindness in handling every item was priceless. I'm not sure what I


would have done if I had not discovered such a stuff like this.
I can also now look forward to my future. Thank you so

much for this high quality and

result oriented guide. I will not

think twice to recommend your web site to any individual who
would like care

about this subject matter.

Also visit my blog post: 4 star hotels in benidorm spain
Also visit my site ; 4 letter words starting with x and ending with n

Anónimo disse...

Good day! This is my first visit to your blog!
We are a

collection of volunteers and starting a new initiative in
a community in the same niche. Your blog

provided us valuable information to work on.
You have done a

wonderful job!

Also visit my weblog: 10 Day Weather Javea Spain
Feel free to surf my web blog :: 2011 super bowl tickets lottery

Anónimo disse...

Hi, Neat post. There is a problem with your website in internet explorer, would
test

this… IE still is the market leader and a large portion of people will miss your great writing due
to this problem.

Also visit my weblog: http://competitiongrapevine.blogspot.co.uk/
My page ; news children killed spain Almería

Anónimo disse...

It’s really a nice and useful piece of info.

I’m glad that you shared this

useful info with us. Please keep us informed like this.
Thanks for

sharing.

Also visit my web page ... http://Jaquelyngardner1987.xanga.com
Here is my web site ... illegalpropertyspain.com

Anónimo disse...

Hi there, You have performed a fantastic job. I will certainly digg it and for my part
suggest

to my friends. I am confident they will be benefited from this site.


my web blog: biker friendly Bars nj
Also visit my blog ... granada spain youth hostels

Anónimo disse...

Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading?

I'm trying

to figure out if its a problem on my end or if it's the
blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

Also visit my homepage; Tlm.tudelft.Nl
Also visit my page - 4 letter word starting with z ending in y

Anónimo disse...

I've been browsing online greater than three hours lately, but I never found any fascinating article like yours. It is lovely value sufficient for me. Personally, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the net can be much more helpful than ever before.

Here is my site: seocome.com
Also see my website - Polop

Anónimo disse...

Greetings! I know this is kind of off topic

but I was wondering which blog platform are you using for this website?
I'm getting sick and tired of

Wordpress because I've had problems with hackers
and I'm looking at options for another platform. I

would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

my web blog: http://comunidad.molinux.info/index.php?title=Guadalest_-_The_Quantity_One_Attraction_Regarding_The_Costa_Blanca
Feel free to surf my site ; Dolores Spain tourism

Anónimo disse...

Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess

I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly
enjoying your blog. I too am an

aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for first-time blog

writers? I'd certainly appreciate it.

Also visit my blog chick-lit-girl.blogspot.com
My website - yamaha srv 540

Anónimo disse...

Wow! Thank you! I continually wanted to write on my


website something like that. Can I include a part of your post to my
site?

Here is my web-site ... http://links.esfera.mobi/search.php/all/Error!
My homepage : Living in Spain

Anónimo disse...

I'm really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any

internet browser compatibility issues? A handful of my blog visitors have complained about my website not working correctly

in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this issue?

my blog yeinz.net
Here is my website - property for purchase in Elche

Anónimo disse...

Howdy! I just want to give a huge thumbs up for the
nice data you have here on this post. I will probably be coming again to your weblog for extra soon.


My web blog: 3 wheel motorcycle spyder
Feel free to surf my homepage ; 1 fun fact about spain

Anónimo disse...

You are a very clever person!

Here is my blog post: creativemediadesigns.ca
My web page - 4 hour body diet foods allowed

Anónimo disse...

Hey there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers?


My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few
months of hard work due

to no backup. Do you have any solutions to prevent hackers?


Also visit my homepage ... http://catalog.cixx6.com/
Feel free to visit my homepage ... grand theft auto iv xbox live

Anónimo disse...

That is the suitable

weblog for anyone who needs to find out about this topic.
You

understand a lot its almost hard to

argue with you (not that I actually would need…HaHa).
You undoubtedly put a brand new spin on a topic thats been written about for years.

Nice stuff, simply

nice!

Also visit my web page :: http://strata-gmbh.de
my site :: Freesat TV Costa Blanca Spain

Anónimo disse...

Woah! I'm really loving the template/theme of this site. It's simple, yet effective.

A

lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between usability and visual appeal. I must say that you've done a awesome job with this.
Also,

the blog loads extremely quick for me on Safari.

Exceptional Blog!

Also visit my webpage ... 2011 Nfl Mock Draft Compensatory Picks
Take a look at my page - 3 attractions in spain

Anónimo disse...

Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to

see if it can survive a twenty five foot drop, just so she can be a youtube
sensation. My iPad is now broken and she has 83 views.
I know this is completely off topic but I

had to share it with someone!

Also visit my site - rahula.info
My webpage travel forums drinking age in spain Santa Cruz de T

Anónimo disse...

Great write-up, I’m regular visitor of one’s blog, maintain up
the

nice operate, and It's going to be a regular visitor for a long time.

Feel free to visit my webpage http://essentialweb.asia/story.php?title=bookmarks-social-bookmarking-lesezeichen-und-bookmark-2
Also see my web page: hire car spain malaga airport

Anónimo disse...

Great post. I was checking constantly this blog and I'm impressed! Very

useful information specifically the last part :) I care for such

information a lot. I was seeking this particular information for a long time. Thank you and best of luck.

Also visit my homepage ... fanatech-corp.blogspot.ru
Take a look at my weblog ... fishing lakes

Anónimo disse...

I do not even know the way I ended up here,

but I believed this put up was good. I

don't realize who you might be however definitely you're going to a famous blogger
in case

you are not already ;) Cheers!

Look at my web blog :: http://wiki.nubefy.com/index.php?title=Factual_Figures_On_Satellite_Television
My web site > Digital TV Spain

Anónimo disse...

Unquestionably consider that which you stated. Your

favourite reason seemed to be on the web the

easiest thing to be mindful of. I say to you, I definitely get annoyed while other people think about worries that they plainly do not know about.

You

managed to hit the nail upon the top and also outlined out the

whole thing with no need side effect ,

people could take a signal. Will likely be again to get more.
Thank you

Feel free to visit my blog post http://skuzzyjd.blogspot.ru/
Feel free to visit my page - moving to spain forums Costa Tropical

Anónimo disse...

Magnificent items from you, man. I've be mindful your stuff

prior to and you are simply extremely wonderful. I actually like what you have obtained here,

really like what you are stating and the way wherein you assert it. You make

it enjoyable and you still care for to stay it smart. I cant wait to learn far more from you. That is really a

great site.

my webpage :: lickthatspoon.blogspot.fr
Also visit my blog :: ankle cartilage replacement

Anónimo disse...

Thanks , I have recently been looking for info about this topic
for ages and yours is the best I have discovered so far.
But, what about the

bottom line? Are you sure about the source?

my web blog :: men4sale.blogspot.ru
Also visit my webpage : Buying used cars

Anónimo disse...

Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your post seem to be
running off the screen in Safari. I'm not sure if this is a

format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I'd post to let you know.
The design and style look great though! Hope you get

the issue solved soon. Cheers

Have a look at my web site; http://globalfriendsnet.com/link/5411
My blog post : oem macromedia dreamweaver 8

Anónimo disse...

Thanks for another informative site. Where else could I get that type of

information written in such a perfect way? I have a project that I'm just now working on,

and I've been on the look out for such info.


my web page ... http://www.daleooo.com/2012/12/se-define-bolivia-3.html
My site :: Alicante accomodation

maria da glória perez delgado sanches disse...

Nossa! Adorei a postagem e o blog. São muitas informações, densas, positivas e que fazem pensar. Você está de parabéns.
Faça uma visita aos blogs disponíveis no meu perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

maria da glória perez delgado sanches disse...

Em tempo: agradeço o delicado comentário em meu blog ANOTAÇÕES MEDICINA LEGAL, no post FOBIAS ESPECÍFICAS III - LETRA C (ESTUDO DIRIGIDO): VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? "http://anotacoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2012/06/achluofobia.html".
Seja sempre bem-vindo, meu amigo!

maria da glória perez delgado sanches disse...

A respeito de sua pergunta, basta se cadastrar.

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes