daivarelaTV: Doentes mentais aprendem Capoeira no Mindelo [video] | Dai Varela

18 de abril de 2011

daivarelaTV: Doentes mentais aprendem Capoeira no Mindelo [video]

O Grupo Abadá-Capoeira ensina Capoeira para um grupo de doentes mentais em São Vicente. O grupo de alunos é constituído por homens e mulheres, pacientes do Centro de Apoio aos Doentes Mentais de Vila Nova (Mindelo) que procuram através da Capoeira ganhar maior mobilidade e interacção com a sociedade.

Click aqui e siga as novidades do blog daivarela no Facebook



Veja o vídeo dos doentes mentais jogando Capoeira na praça Baltasar Lopes da Silva (atrás da Câmara Municipal de São Vicente)




Este é um projecto há muito acarinhado pelo Graduado Patcha, responsável pelo Abadá-Capoeira, que ganhou corpo pela vontade conjunta dos capoeiristas e dos responsáveis do Centro de Apoio aos Doentes Mentais. “Através de viagens pelo Brasil pude observar que a música é usada como terapia para este tipo de pessoas com necessidades especiais”, conta-nos Patcha que elegeu o birimbau como instrumento terapêutico pois ele tem um poder quase hipnótico na sua nota musical. “Reparei que as pessoas com essa sensibilidade sempre paravam para assistir às rodas de capoeira, como se aquilo lhes tocava. Foi assim que nasceu essa idéia de trabalharmos com os doentes mentais do Centro de Vila Nova.”
Graduado Patcha - Abadá Capoeira (Cabo Verde)

O projeto é feito na base do voluntariado mesmo assim o Graduado Patcha tenciona continuar mesmo sem apoios. “Pela reacção e assiduidade dos doentes mentais pode-se verificar uma grande melhoria nas suas qualidades de vida. Esse é um plano feito para durar e nós não vamos parar.”

O Centro de Apoio aos Doentes Mentais funciona no Centro Social de Vila Nova e alberga diversos doentes, entre homens e mulheres que tiveram a infelicidade de sofrerem de distúrbios mentais. Recebem acompanhamento de vários monitores e o apoio de psicólogos e psiquiatras. A medicação é fornecida pelo Hospital Baptista de Sousa e todos os fins de semana os pacientes praticantes de Capoeira podem mostrar seus dotes em exibições promovidos pelo grupo Abadá-Capoeira em vários espaços da cidade do Mindelo.


Publicada (também) no Jornal A NAÇÃO


Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search