Carnaval de S. Vicente avaliado em mais de 10 Milhões de escudos | Dai Varela

6 de março de 2011

Carnaval de S. Vicente avaliado em mais de 10 Milhões de escudos

Ensaiam-se os passos da coreografia em vários locais de ensaio. Afinam-se as melodias que farão as pessoas sambar e cantar na Avenida. Dão-se retoques nas fantasias que farão pessoas sonhar ou sorrir. É São Vicente que prepara mais uma festa de Carnaval. Este ano com o aumento do orçamento para dez mil contos espera-se que os grupos apresentem mais e melhores andores e que os figurantes estejam com melhores trajes. Conversamos com Humberto Lélis – Vereador da Cultura, Educação, Desporto e Actividades Económicas de S. Vicente para saber como anda os preparativos da festa do Rei Momo no Mindelo. 

Já está tudo pronto para a festa de Carnaval 2011? 

Não se pode dizer que esteja tudo preparado. Iniciamos a ‘Operação Carnaval’ desde o mês de Novembro. É preciso alguma antecedência para arranjar-se as condições para que os grupos possam desfilar nas avenidas de Mindelo. Isso só é possível fazer-se de véspera. 


Quais os grupos que irão desfilar? 

Humberto Lélis
Foram vários os grupos que se apresentaram para participarem como grupos oficiais. A questão é que o desfile só acontece durante a terça-feira de Carnaval e dentro da qualidade que o público espera, seleccionamos quatro grupos para desfilarem. Entretanto o Grupo de Monte Sossego acabou por desistir alegando problemas financeiros. Por isso temos três grupos confirmados: Flores de Mindelo, Sonhos Sem Limites e Cruzeiros do Norte. 

Esse ano também temos o Samba Tropical que irá desfilar segunda-feira a noite. Segundo informações dos dirigentes do Samba, está previsto a chegada de vários emigrantes provenientes da América para desfilar nas suas alas. Isso com certeza dará melhor brilho ao Carnaval na segunda-feira a noite. 

Há vários grupos de animação agendados para a festa do Rei Momo. Alguns queriam mesmo sair como grupos oficiais mas entendemos que eles não tinham qualidade suficiente para poderem ser considerados como grupos oficiais. Entre eles temos o Pombas Giras de Monte Sossego, os Jovens Caprichosos do Mindelo e os Brincalhões de Monte. Alguns jardins-de-infância e escolas também desfilarão. Outra atracção nas ruas, antes e durante o Carnaval, serão os vários grupos de Mendingas provenientes de quase todas as zonas de Mindelo. 









Preparativos para o Carnaval mindelense 2011, com o grupo "Cruzeiros do Norte"


Qual é o orçamento do Carnaval 2011? 

O orçamento para o Carnaval este ano aumentou de sete mil para dez mil contos. Já fizemos a primeira transferência para os grupos e que representam quinhentos contos. No dia vinte e cinco recebem duzentos e cinquenta contos e por último, no dia quatro de Março recebem mais duzentos e cinquenta. Isto perfaz um total de mil contos, representando um aumento de cem porcentos no subsídio que foi disponibilizado em 2010. O subsídio para o Samba Tropical subiu de quinhentos para setecentos mil escudos. Este aumento permitirá uma melhor qualidade na apresentação dos grupos na terça-feira de Carnaval. 









Orçamento para o Carnaval 2011 em São Vicente




Em ano eleitoral teme-se que o Carnaval seja prejudicado financeiramente. O que levou a esse aumento do subsídio? 

Isso aconteceu devido ao aumento do orçamento para o Carnaval. Outra razão foi a intenção de criar melhores condições aos grupos, principalmente na parte financeira. Desta forma podem fazer face às despesas decorrentes dos preparativos e apresentarem um desfile de melhor qualidade. Sabemos que neste momento as empresas têm contribuído muito pouco para o Carnaval. Tendo em conta as reclamações dos grupos, este ano já fiz um apelo nos meios de comunicação social para que as empresas ajudem a Câmara Municipal mas também os grupos para que possam ter melhores condições. Só assim poderão apresentar um Carnaval com mais brilho e mais cor. 







Preparativos para o Carnaval mindelense 2011, com o grupo "Flores do Mindelo"



Tendo em conta os vários problemas sociais em São Vicente, este montante de dez mil contos para o Carnaval não é exagerado? 

Carnaval não é só um dia de festa na terça-feira. Há vários grupos de animação que começam a desfilar desde a quinta-feira que antecede a festa. Temos os ensaios que se realizam todos os dias, criando um certo movimento na cidade. Isto permite que muitas pessoas façam vendas, que vários músicos realizem suas actividades. Há um dinamismo nos hotéis e agências de viagens. Toda a economia de São Vicente fica dinamizada pelo facto de termos esse orçamento. 

Quando fazemos uma leitura de que este montante é aplicado somente num dia estamos fazendo uma leitura errada. Temos que ver que a nível local há muitos sectores que ganham com todos os dias de desfile. É algo que ultrapassa a terça-feira de Carnaval e impulsiona a nossa economia. 






Preparativos para o Carnaval mindelense 2011, com o grupo "Sonhos Sem Limites"


Depois de um grande investimento deste, o que é que será feito para preservar a memória dos vários carnavais? 

A Câmara Municipal tem tentado fazer alguma coisa nesse sentido. Aliás, somos a única entidade que preserva algumas das fantasias utilizadas durante o Carnaval. Na Academia de Música JotaMont temos expostos alguns trajes que comprámos, mas penso que outras entidades deveriam tomar essa iniciativa. A Câmara não tem capacidade para depois da festa comprar todos os andores e as roupas. Temos feito um esforço para adquirir os trajes na intenção de preservar os vários carnavais. Já pensamos num Museu de Carnaval e até já pedimos o Palácio do Povo como o local para o criar mas a resposta foi negativa. Falta-nos um espaço para criar o Museu de Carnaval mas não vamos desistir de realizar esse nosso grande sonho de o construir. 


Que Carnaval podemos esperar para este ano? 

 A Câmara Municipal faz todos os possíveis para criar as condições ideais pjavascript:void(0)ara que os grupos trabalhem e apresentem o melhor Carnaval possível. Já estamos habituados a ter uma festa de alto nível e de ano para ano temos vindo a trabalhar para melhorar essa qualidade. Esse aumento de subsídio aos grupos demonstra essa intenção de criar melhores condições. Esperamos ter um bom Carnaval e que tudo corra na paz e civismo.





Os Segredos dos Mandingas
  1. Boa Day bô te na top. Abraço amigo e boas férias

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tchisco e um abraço pa bo tb nhe broda.

    ResponderEliminar
  3. Oi Day tud cool, so pa dzéb que esse blog fka mut nais. É pa continuá, bo tem talento, força...

    ResponderEliminar
  4. Tud kul sim, Minda, é mut bom sabé k jam ganhá mais uma leitora. bijim

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search