8 Razões Porque os Usuários do Windows Não Mudam | Dai Varela

18 de março de 2008

8 Razões Porque os Usuários do Windows Não Mudam


Deixem-me dizer logo de caras: o Sistema Operativo (SO) da Mac é a melhor experiência em computadores do planeta. Não que os Mac sejam perfeitos, mas comparados com o resto, não existe nada como a experiência Mac. Com isto em mente, é difícil para muitos usuários do Mac compreenderem porque é que existem muitos usuários do Windows sofrendo desnecessariamente ao correrem o sistema Windows. Eis o porquê!

Eu fui um viciado do Windows desde que comecei na computação. Se me tivesses dito que eu iria mudar para Mac em qualquer ponto no futuro, teria me rido de ti. Não havia nada que me fizesse mudar! Bem, isso não manteve-se para sempre, mas como um recente “mudado” do Mac, eu tinha uma perspectiva única dos dois mundos. Os usuários experientes do Mac podem não ter a perspectiva que é preciso para ver o que faz com que os usuários do Windows se mantenham com a Microsoft, e vamos encarar, alguns usuários do Mac (não tu e eu, claro) são fanáticos radicais que pensam que qualquer um que use Windows devia ser lançado no Inferno da Morte [Mount Doom] e esquecido por toda a eternidade. (Alerta Nerd!).
Por isso, deixam-me ter um olhar objectivo sobre o que mantém os usuários do Windows sem mudarem, da perspectiva de alguém que resistiu a mudança para o Mac por muito tempo e procurava por qualquer desculpa para manter-me com o Windows. E, quando leres este artigo, veja 8 Razões Porque os Usuários do Windows Mudaram para o Mac para aprenderes o que está a dar.

1. Ignorância
A ignorância é meramente falta de conhecimento, e quando se trata do Mac, a maioria dos usuários do Windows, incluindo eu mesmo, estão extremamente mal informados. A minha experiência com Mac era meramente pré SO X, antes das coisas realmente boas começaram a acontecer, e decidi que o Mac não era para mim e não olhei para trás. Muitos usuários do Windows pensam que terão de “reaprender tudo” e que nada será familiar. Enquanto que isso é parcialmente verdade, também é verdade que o Mac é muito fácil de usar; muito iniciados acham-no fácil de fazer a maioria das tarefas intuitivamente, sem serem ensinados ou abrirem um manual. Como alguém que gastou muitas horas ensinando famílias e amigos como fazer tarefas simples, tal como anexar e-mails, posso vos dizer que o mesmo não pode ser dito do Windows.


2. O Office
Não, eu não estou a culpar Steve Carell, eu estou falando sobre o teu local de trabalho. A maioria dos ambientes de trabalho usa o Windows, ponto final. Enquanto que isto começa a mudar, a realidade é que a maioria das pessoas estão a usar o Windows no escritório. Se precisares de trazer o teu trabalho para casa e continuar a trabalhar, faz sentido que tenhas o Windows a correr em casa, certo? Não necessariamente, mas a maioria dos usuários do Windows não sabem acerca do Office para Mac, ou que os seus ficheiros continuarão a ser compatíveis. Eles não percebem como é fácil trabalhar entre as duas plataformas, ou que eles podem mesmo correr o Windows nos seus Mac’s quando tudo o mais falhar. Mesmo que eles soubessem isso tudo, eles achariam que seria muito mais difícil trabalhar em duas plataformas do que realmente é. A Apple está fazendo um grande trabalho ultimamente na educação das pessoas para esses mal-entendidos, mas é esse o pensamento que prevalece entre os usuários dos Windows. Mesmo que o Mac não tenha uma grande fatia do mercado, é importante que as pessoas saibam que ele tem capacidade para isso.


3. Hardware
Eu sempre fui um pouco técnico de hardware, e tinha prazer em construir a minha própria máquina. De tempos em tempos, eu fazia o upgrade da motherboard e processador e reutilizava a caixa, os drives internos e a fonte de alimentação e podia fazer um upgrade significante por cerca de $400-500. Eu nunca podia fazer isso com um Mac. Os técnicos de hardware são difíceis de convencer por esta simples razão e mesmo os usuários médios do Windows podem zombar de algo como o iMac porque eles não querem pagar por um novo monitor todas as vezes que fizerem o upgrade ao computador. Os Mac Minis são populares com os mudados do Windows porque eles podem usar o seu actual monitor, rato e teclado e não os tem empacotado como nos iMac. Isso se tornou menos uma questão de preço dos Mac’s porque eles tiveram um baixa considerável e a tecnologia move-se tão rapidamente hoje em dia, que terá de mudar quase todos os componentes nos próximos anos de qualquer forma. Como um antigo construtor de sistema, eu estou num ponto em que prefiro pagar um pouco mais por um sistema que funciona de verdade desde a caixa e que tenha um grande suporte do que poupar algumas centenas de dólares só para ser o meu próprio técnico de suporte.


4. Preço
A percepção dos usuários do Windows é de que os Mac’s são mais caros do que os PC’s Windows. Isto pode ter sido verdade no passado, mas os novos Mac’s tem o preço quase igual a um sistema equipado de PC’s. Infelizmente, a percepção continua. PCs económicos podem ser mais baratos do que os preços dos Mac’s, mas PC’s económicos sacrificam qualidades e suporte. A Apple já mostrou que não está interessada em competir no mercado de computadores económicos, e isso é uma jogada inteligente, tendo em conta que as margens nesta área são extremamente pequenas. Os usuários do Windows deveriam considerar o que ganham com este dinheiro extra. O suporte da Apple é nota dez, os softwares incluídos, tal como o iLife, é das estrelas e a qualidade e design das máquinas é sempre de primeira classe.


5. Mentiras
Sejamos sinceros: a Apple tende a contornar a verdade de vez em quando, especialmente sobre a Microsoft e o Windows. Uma das marcas de propaganda da Apple “Tenha um Mac” é de que o Windows é para planilhas electrónicas e gráficos, enquanto que os Mac’s são para “coisas divertidas” com fotos, vídeos, etc. Para os usuários do Mac, isto é tanto divertido como verdade. Entretanto, os usuários do Windows, estão pensando nas fileiras e prateleiras de jogos que estão disponíveis para o Windows, enquanto existe que existe somente uma prateleira de jogos para Mac. Eu não sei acerca de ti, mas eu só posso ter tanto divertimento jogando com fotos. Coisas como estas soam a mentiras, e as vezes retratam a Apple como uma empresa que tem de mentir acerca dos seus concorrentes para fazer negócio. Outro anúncio aponta tantas falhas no Windows e que dói por ser verdade, especialmente deixando as pessoas saberem que os Mac’s não apanham tantos vírus ou que os Mac’s incluem muito mais softwares úteis e muito menos desperdícios do que o Windows. Não me entendem mal, eu vejo os comerciais como um alegre soco, tendo em conta a sua intenção, mas alguns deles maquilham tanto a verdade que criam desconfiança.


6. Ataques Violentos ao Windows
A Apple e Steve Jobs estão constantemente golpeando o Vista e o Windows e os usuários do Mac seguem como carneiros. Isto é compreensível, mas quando Steve Jobs está constantemente a repreender severamente o Vista e a Microsoft em vez vender as vantagens dos próprios produtos da Apple, faz com que os usuários do Windows pensem que os Mac’s não têm muito para lhes oferecer. Eu me lembro de ter visto uma sessão de 20-30 minutos de violenta críticas ao Vista numa conferencia da WWDC e pensar o porquê o Steve Jobs estava tão inseguro que ele tinha de repreender a oposição. Podes imaginar ires comprar um carro e o revendedor só te falar acerca do que está errado nos carros concorrentes? Isto sempre me lembra John Kerry, o qual passou toda a campanha criticando o Bush em vez de dizer o porquê é que ele era um bom candidato. Não resultou para ele também. Apple, o vosso produto é o melhor da indústria. Agem como tal.


7. Vista
Vou lhes deixar saber um segredo sujo, mas precisam se sentar primeiro. Windows Vista é na realidade um bom sistema operacional! Aqui está. Eu já disse. A verdade nua e crua é de que o Vista é o melhor sistema operativo que a Microsoft jamais lançou, e para muitos usuários, isto é o suficiente. Isso mesmo, o suficiente. Eu realmente gosto do Vista. Ele repara muitos dos problemas que me assombravam há anos, e se eu tiver de usar o Windows, será esta versão que irei usar. Mas agora que já gastei tempo com o OS X, eu nunca poderia voltar atrás. Para os usuários do Windows que nunca tocaram o OS X, ou que estão resistindo ao Mac por alguma das razões aqui listadas, o Vista é o melhor sistema operativo que eles alguma vez usaram. Eu sei, eu também tenho pena deles, mas tudo o que podemos fazer é desejar que eles vejam a luz algum dia.


8. Usuários do Mac
Muito bem, eu não estou falando de ti ou de mim, mas há alguns usuários do Mac por aí que tem um pouco a mais de amor pela Apple. Quando eles estão gritando (ou escrevendo em letras maiúsculas) sobre o quão melhor é o Mac, eles não estão convencendo ninguém a mudar, eles estão assustando-os. Mesmo os usuários do Mac bem-intencionados podem às vezes se deixar levar. Eu já levei com muito sermão de amigos de como eu era estúpido por não mudar e tudo o que conseguiram foi me afastar ainda mais. Em contraste, quando eu tive a chance de me sentar calmamente e usar um Mac, comecei a gostar da experiência e felizmente, um amigo foi esperto o suficiente para responder as minhas questões e me deixar mexer por algum tempo e isso fez toda a diferença.


Conclusão
A Apple está fazendo tanto por estes dias. Eu estou quase assustado pelas suas constantes jorros de boas decisões, mas existem tantos usuários do Windows resistindo a engolir a isca. Eu acho que ajuda saber contra o que estamos a lutar quando tentamos convencer usuários do Windows a se juntarem do lado do Mac e espero ter fornecido alguma luz.
Será que esqueci alguma razão? Eu adoraria ler sobre isso nos comentários


Tradução: daivarela

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search